Olhos Vermelhos em Fotografias

Olá, como vai?

Esta moça bonita (espero que minha esposa não leia este artigo – isto pode me trazer alguns problemas kkkkk…) provavelmente não tem estes olhos vermelhos. Quem já não tirou uma fotografia e teve este resultado indesejado?

Olhos-Vermelhos

Será que isto tem a ver com algum defeito da câmera? Não, apesar de que algumas delas têm recursos para amenizar o efeito. Esta vermelhidão acontece porque parte da luz do flash, que entra pela pupila, sofre reflexão difusa na retina – que é a membrana responsável por “receber” a informação luminosa e, através do nervo óptico, levá-la até o cérebro para poder ser decodificada e possibilitar que vejamos.

Tal membrana é bastante vascularizada, ou seja, repleta de vasos sanguíneos. Assim, quando iluminada por luz branca, a cor vermelha é intensamente difundida, provocando o efeito do olhos vermelhos.

Além de ferramentas existentes nas próprias câmaras, como já citado, há programas de computador que podem ser usados para corrigir os olhos vermelhos. Então, se você não gosta disto em suas fotos, mas quer continuar se aventurando no mundo das fotografia, é uma boa ideia aprender a usar tais recursos, concorda?!

Abraço,

Prof. Douglas Almeida

Deixe uma resposta